domingo, 24 de outubro de 2010

Alice - O verdadeiro significado

Oi galera! Blz?
Gabi, lembre-se de uma coisa: o Universo SEMPRE conspira ao seu favor e as coisas dão certo! Se vc está feliz e radiante, ele conspirará ao seu favor, fazendo com q tdo q está a sua volta fique colorido e cheio de vida. (Wow! Viajei geral aqui...) 
E, tdo bem, pena q melou geral o nosso plano de passar um dia no J. Botânico... mas talvez, aconteceria algo "ruim" lá. (Sim, eu acredito q tdo nas nossas vidas estão pré-determinadas e q só temos q escolher os caminhos para seguirmos.) Lembre-se: Há males que vêm para o bem. Às vezes, aquilo q nos parece ser a melhor coisa do mundo, pode vir a ser a pior coisa do mundo. 
-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/

Nesses últimos dias, estava relendo o MARAVILHOSO texto q nos levou a criar este blog: Para Maria Da Graça - Paulo Mendes Campos.
Cheguei a conclusão de que foi o melhor texto q eu já li na minha vida.
O autor interpreta o livro Alice No País das Maravilhas, de um modo q eu nunca percebi antes. Eu já li/vi o livro/filme (e recomendo! :D)
Uma das melhores reflexões do autor:
  • Se não descobrires um sentido na loucura, acabarás louca. Aprende, pois logo de saída para a grande vida, a ler este livro como um simples manual do sentido evidente de todas as coisas, inclusive as loucas. Aprende isso ao seu modo, pois te dou apenas umas poucas chaves entre milhares que abrem as portas da realidade.

  • Maria, há uma sabedoria social ou de bolso; nem toda sabedoria tem de ser séria ou profunda.
    A gente vive errando em relação ao próximo e o jeito é pedir desculpas sete vezes por dia: "Oh, I beg your pardon!" Pois viver é falar de acordo em casa de enforcado. Por isso te digo para a tua sabedoria de bolso: se gostas de gato, experimenta o ponto de vista do rato. Foi o que o rato perguntou à Alice: "Gostaria de gatos se fosse eu?"

  •  É bobice, Maria da Graça, disputar uma corrida se a gente não conseguirá saber quem venceu. Para o bolso: se tiveres de ir a algum lugar, não te preocupes com a vaidade fatigante de ser a primeira a chegar. Se chegares sempre onde quiseres, ganhaste.
  • E escuta está parábola perfeita: Alice tinha diminuíndo tanto de tamanho que tomou um camundongo por um hipopótamo. Isso acontece muito, Mariazinha. Mas não sejamos ingênuos, pois o contrário também acontece. E é um outro escritor inglês que nos fala mais ou menos assim: o camundongo que expulsamos ontem passou a ser hoje um terrível rinoceronte. É isso mesmo. A alma da gente é uma máquina complicada que produz durante a vida toda uma quantidade imensa de camundongos. O jeito é rir no caso da primeira confusão e ficar bem-disposto para enfrentar o rinoceronte que entrou em nosso domínio disfarçado de camundongo. Mas como tomar o pequeno por grande e o grande por queno é sempre meio cômico, nunca devemos perder o bom humor. Toda pessoa deve ter três caixas para guardar humor: uma caixa grande para o humor mais ou menos barato que a gente gasta na rua com os outros; uma caixa médica para o humor que a gente precisa ter quando está sozinho, para perdoares a ti mesma, para rires de ti mesma; por fim, uma caixa preciosa, muito escondida, para as grandes ocasiões. Chamo de grandes ocasiões os momentos perigosos em que estamos cheios de sofrimento ou de vaidade, em que sofremos a tentação de achar que fracassamos ou triunfamos, em que nos sentimos umas drogas ou muito bacanas. Cuidado, Maria, com as grandes ocasiões.
Resumindo a ideia central da história de Alice: O problema ñ é tão problemático assim.
Deveríamos praticar o enfaticalismo como a personagem de Audrey Hepburn em Funny Face.
Precisamos parar de idealizar as pessoas e começarmos a nos valorizar, pois, nobody's perfect!
E se formos dar uma boa lida ou analisar o filme, a gente pode notar q a história, por mais q seja infantil, cômica e estranha, faz sentido! 

Bjs galera! Por hj é só!

PS: Estou notando q desde q iniciei o curso de letras, toda vez q vou ler algum livro eu começo a ler como uma "analista" e ñ como uma leitora. (medo!) *o*
Ps2: Acho q este é o post mais filosófico q postamos...
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário